O País – A verdade como notícia

Resgate e Mabata bata premiados no Africa Movie Academy Awards

Durante o período em que Resgate esteve em exibição, nas salas Lusomundo, em Maputo, foi um furor em termos de adesão do público. Agora, a longa-metragem da Mahla Filmes está a notabilizar-se no estrangeiro. Neste domingo, o filme conseguiu dois prémios no Africa Movie Academy Awards, na cidade de Lagos, na Nigéria: Melhor Roteiro e Melhor Direcção de Arte.

Esta não foi a primeira vez que Resgate volta para casa com um grande reconhecimento internacional. Há alguns meses, a longa-metragem foi agraciada com o Courageous Film Award pelo Film Fest Zell, na Áustria. Como se pode imaginar, para a produtora todos estes galardoes conquistados tão rápido têm um significado particular. Mas qual? Michey Fonseca, o guionista do filme, adianta: “Para Mahla Filmes estes reconhecimentos significam que todo o trabalho compensa. Devemos continuara a trabalhar. Não é fácil, considerando todas as dificuldades que daí advêm. Em todo o caso, estamos super contentes porque estamos a ser reconhecidos”.

Outro filme moçambicano distinguido no Africa Movie Academy Awards é Mabata bata, de Sol de Carvalho. Neste caso, a ficção foi laureada com outros dois prémios: Melhor Banda Sonora e Melhor Produção Sonora.

Ao facto de dois filmes moçambicanos terem conquistado dois prémios no mesmo evento, no estrangeiro, Michey Fonseca adianta: “Este é um alerta para nós, os moçambicanos, que muitas vezes não damos valor à nossa cultura. O Governo tem de acordar e acreditar em nós, os artistas, porque nós acreditamos. Não queremos muito, um pouco de força de vontade e interesse já significa muito”.

Reagindo igualmente às distinções, Sol de Carvalho realça que tem muita consideração aos prémios técnicos, porque são categorias mais objectivas. Ou o filme é bom ou não é. “Fico contente por ter vencido prémios técnicos com o Mabata bata, pois, independentemente de se gostar ou não do filme, o mais importante é estar bem feito”, afirmou o realizador do Mabata bata, que também é Melhor Filme do Festival Internacional de Cinema de Barcelona.

Na opinião de Sol de Carvalho, que viu a lista de todos os filmes laureados no Africa Movie Academy Awards, as produções em causa são muito boas. “Os prémios foram muito bem entregues e os mesmos demonstram que África produziu coisas muito interessantes. Muitos dos filmes premiados, diga-se, com boa qualidade técnica, no Africa Movie Academy Awards, foram feitos por jovens. Isso também é muito interessante”.

Os dois filmes moçambicanos foram nomeados para 15 categorias no Africa Movie Academy Awards. Mabata bata em sete e Resgate em oito. Resultado disso? Quatro prémios.

Portanto, para Sol de Carvalho, o cinema moçambicano vive um bom momento de há dois anos a esta parte. Inclusive, bateu-se um recorde: “Foi muito positivo este período. Nunca tínhamos produzidos quatro filmes em dois anos”.

 

 

 

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos