O País – A verdade como notícia

Reservatórios de água em Magude prontos até finais de Novembro

São ao todo, 5 reservatórios que estão a ser construídos no distrito de Magude, província de Maputo, para minimizar o sofrimento da população que, alguma, chega a percorrer pouco mais de 10 quilómetros a busca de água imprópria para o consumo.

A construção desses reservatórios faz parte de um projecto do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) e do Banco Africano de Desenvolvimento que visa disponibilizar a água para regiões áridas das províncias de Maputo e Gaza. Ao todo, são 14 reservatórios que serão construídos e estão orçados em cerca de 15 milhões de meticais.

Esta quinta-feira, a equipa do INGC esteve no local para avaliar o ponto de situação e foi dada a garantia de que até finais de Novembro as obras estarão concluídas.

Apesar de os reservatórios se mostrarem uma esperança para a tão sofrida população, não se descarta a possibilidade de não chover. E se isso acontecer, o Administrador de Magude disse que poderá se recorrer a perfurações, não obstante esse método ter se mostrado ineficaz das vezes passadas.

Depois da província de Maputo, a delegação do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades vai seguir para Gaza e Inhambane onde também fará uma avaliação do ponto de situação da seca das duas províncias.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos