O País – A verdade como notícia

Reposta ligação rodoviária entre Cuamba e Mandimba em Niassa

Foto: O País

A circulação de viaturas na Estrada Nacional Número 13 ainda é feita de forma condicionada, mas nada parecido com as quase duas semanas em que a transitabilidade esteve complementarmente interrompida. 

Já foi reposta a circulação na Estrada Nacional Número 13, no troço que liga os distritos de Cuamba e Mandimba, na província de Niassa. A via permaneceu intransitável por 12 dias, pelo facto de as águas do rio Lugenda terem galgado uma ponte, como efeito da passagem do ciclone Freddy.

A chuva resultante do ciclone tropical fez subir o caudal do rio Lugenda, um dos afluentes do rio Rovuma, que nasce no lago Chiuta, partilhado com o Malawi e segue para o Oceano Índico, atravessando, no percurso, os distritos de Mandimba e Majune, em Niassa. O nível das águas do Lugenda tinha subido e galgou a ponte que liga os distritos de Cuamba e Mandimba.

A Administração Nacional de Estradas mobilizou, na sequência, homens e máquinas que trabalharam dia e noite para garantir a retoma da circulação, o que foi conseguido hoje, quase duas semanas depois.

“Foi reposta a transitabilidade na ponte sobre o rio Lugenda, na Estrada N13, província de Niassa, tornando, assim, possível, através desta via, a ligação rodoviária no troço Cuamba–Mandimba e entre as províncias de Niassa e Nampula”, anunciou um comunicado da ANE.

No entanto, a circulação de viaturas ainda é feita de forma condicionada, estando, segundo a ANE, em uso o sistema de um sentido de cada vez, conhecido como “stop and go”. Por isso, a entidade deixa um alerta.

A ANE pede “colaboração dos utentes para a obediência do sistema ‘stop and go’, bem como para a programação das deslocações e transporte de passageiros com observância redobrada das medidas de precaução em períodos chuvosos e/ou de fraca visibilidade”.

A recomendação da ANE é, sobretudo, direccionada para locais alagados e na aproximação de estruturas de drenagem, nomeadamente pontes, pontões, drifts, aquedutos, passagens molhadas, entre outros.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos