Nos últimos dois dias, pelo menos quinhentas e trinta e oito pessoas foram repatriadas de Malawi ao Distrito de Morrumbala, em Moçambique, através do Rio Rio Chire.
As operações de repatriamento estão em curso, no entanto, ainda não há datas para o término. O administrador de Morrumbala garante condições para a população.
Em média, 350 a 400 pessoas serão repatriadas por dia, de Nhamithutu, em Malawi, para o Distrito de Morrumbala, em Moçambique, por vias de embarcações a motores.
Nos últimos dois dias foram repatriados 538 pessoas. O administrador de Morrumbala, João Nhanbessa, diz que no seu distrito as condições estão criadas para os repatriados.
A avaliar pelo número de pessoas no terreno, a operação pode seguir até ao fim de semana.
João Nhanbessa diz que os moçambicanos devem regressar e começar com a produção para subsistência. Sobre o assunto, as condições estão criadas para todos os moçambicanos.
O repatriamento de moçambicanos refugiados no Malawi iniciou no último sábado e a operação decorre das 07 às 17 horas. Por viagem, as três embarcações levam no global 50 pessoas.