O País – A verdade como notícia

Renamo em Nampula denuncia ilícitos durante apuramento de votos

O partido Renamo em Nampula convocou a imprensa esta manhã para se pronunciar sobre o processo de votação que decorreu ontem em 65 autarquias do país. De acordo com a perdiz houve tentativas da Frelimo de alterar os resultados das urnas na cidade de Nampula.

“Apesar das fraudes feitas pela Frelimo nós vencemos nas oito autarquias. Houve vários boletins de votos encontrados com um delegado. Celso Correia esteve no pavilhão de desportos com polícias nas mesas e intimidou os membros da mesa. Queria fraudar a vontade dos munícipes. Jornalistas foram expulsos e encerraram as portas do local  para que ninguém mais entrasse. Na Escola 12 de Outubro MMV´s foram obrigados a se retirarem do local, por delegados do STAE”, disse Abiba Aba, delegada provincial da Renamo em Nampula, citando alguns dos alegados ilícitos.

Durante a conferência de imprensa foram apresentados alguns boletins de votos que alegadamente tentaram-se introduzir nas urnas de voto.

A Renamo diz que o processo que se assistiu na cidade de Nampula e nas outras sete autarquias da província não foi uma votação e sim “uma guerra”.

“Queremos apelar a Frelimo para reconhecer os resultados. A cidade de Nampula não vai levar o senhor Celso Correia. Aceite que perdeu e volte a Maputo de onde não devia ter vindo. Se o seu objectivo é levar a Renamo a guerra, nós não queremos. Mas não temos medo da guerra”, disse a mandatária endereçando um recado directo ao director de campanha do partido Frelimo.

A Renamo indicou ainda que dos dados apurados está a vencer com 49 por cento dos votos contra os 40 por cento da Frelimo.

1

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos