O País – A verdade como notícia

Renamo acusa CNE E CC de conivência a fraude eleitoral 

A Renamo diz acusa a CNE, o Conselho Constitucional e a Procuradoria-geral da República de estarem a ser coniventes para a prática da fraude eleitoral, visto que nada fazem para impedir o cometimento de ilícitos eleitorais, que têm vindo a acontecer desde o início da campanha eleitoral. 

É mais uma queixa da Renamo, quando faltam poucos dias para as eleições. Este sábado, o maior partido da oposição chamou jornalistas para denunciar o que chamou de ilegalidades do partido Frelimo.

“Há recolha de cartões em todo o país, em Manica também o caso está na procuradoria, mas estranhamente a procuradoria diz que não tem nenhuma irregularidade, cada um recolhe cartão do seu membro. As pessoas nem sequer olham para aquilo que as nossas leis eleitorais dizem, mas só falam aquilo que é a vontade política”, disse Glória Salvador, mandatária da Renamo.  

A Renamo chamou também atenção para os casos de policiais seleccionados para serem membros das mesas de voto, como também formadores que já estão nas listas para serem MMV´s.

“Há tentativas de excluírem os MMVs dos partidos, como devem saber, tem duas categorias, os de concurso público e aqueles que vêm dos partidos políticos, nem todos partidos, pela lei os partidos que fazem parte da Assembleia da República tem direito de colocar um membro de mesa de voto. A Frelimo, como sempre fez, está a tentar afastar esses e colocar os da confiança da Frelimo”, acrescentou. 

Segundo a Renamo, esses ilícitos acontecem perante o olhar impávido das autoridades que nada fazem.

“O CC já concordou, já conformou com o posicionamento da CNE, o Ministério Público dificilmente irá tomar decisões contrárias, estamos a falar de um sistema … Aquilo que o STAE desenha, a CNE colabora e o CC chancela e o Ministério Público fecha os olhos”, denunciou a mandatária. 

A mandatária da Renamo diz que estes órgãos até podem tomar alguma decisão, mas só para beneficiar a Frelimo, por isso, pouco esperam deles.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos