O País – A verdade como notícia

Relações com Itália atingiram “elevados patamares” com Berlusconi

Foto: O País

O Presidente da República, Filipe Nyusi, considerou hoje que as relações bilaterais com Itália alcançaram “elevados patamares” com Silvio Berlusconi no poder, manifestando consternação com a morte do antigo Primeiro-ministro do país europeu.

“Estamos profundamente consternados com esta grande perda e nem é preciso dizer que, com o compromisso de Silvio Berlusconi, as nossas relações bilaterais foram capazes de alcançar elevados patamares”, refere Nyusi, numa mensagem de condolências que enviou ao seu homólogo italiano, Sergio Mattarrella.

Com Silvio Berlusconi, Moçambique e Itália edificaram alicerces sólidos para a atual cooperação e amizade, lê-se na missiva.

“Silvio Berlusconi foi um líder visionário e o seu legado ficará para sempre na história da Itália e dos europeus, em particular pelo seu empenho e dedicação pessoal, visando o desenvolvimento económico da Itália e a defesa de uma Europa forte”, diz a mensagem.

“Neste momento de dor, em nome do povo e do Governo da República de Moçambique, bem como no meu próprio, exprimo as nossas sentidas condolências a vós, ao povo e ao Governo da Itália e, por seu intermédio, à família enlutada, por esta perda irreparável”, refere-se ainda.

O antigo Primeiro-ministro e empresário morreu na segunda-feira de manhã, no Hospital San Raffaele em Milão, de onde era natural, vítima de leucemia.

Berlusconi fundou o Forza Italia em 1994, pouco antes do primeiro mandato como primeiro-ministro, que exerceu entre 11 de Maio de 1994 e 17 de Janeiro de 1995.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos