Só nos primeiros nove meses do ano foram registados cerca de 1900 casos de cancro da mama e colo do útero, em Manica.
O cancro, tanto do colo de útero como da mama, representa um problema de saúde pública no mundo, sendo responsável por elevadas taxas de mortalidade, com dados da Organização Mundial da Saúde a apontarem para 8 milhões de mortes por ele provocadas em 2007, representando deste modo a segunda causa de mortes por doenças não transmissíveis.
Para contornar a situação, Ana Mimosa Munguambe, esposa do governador de Manica que dirigiu as cerimónias de encerramento do Outubro Rosa, nome dado a campanha de consciencialização para prevenção do cancro da mama, destacou algumas acçoes que estão sendo levadas a cabo pelo sector da saúde e parceiros.
“Foram realizadas várias campanhas de sensibilização e rastreio dos cancros de colo uterino e da mama e outras actividades ligadas a esta patologia, com o objectivo de elevar o nível de informação”, disse Munguambe.
Na ocasião, Ana Munguambe procedeu a entrega de um aparelho de crioterapia para auxiliar o diagnóstico precoce do cancro do colo de útero, com vista a reduzir as taxas de mortalidade materna.