O País – A verdade como notícia

Registados cerca de 144 casos de uniões prematuras no distrito de Jangamo

As uniões prematuras estão a minar o futuro das raparigas no distrito de Jangamo, na província de Inhambane. Só no primeiro semestre deste ano foram registados cerca de 144 casos.

Esperança é nome fictício de ua menor de 16 anos que já é mãe. Ela faz parte das estatísticas desse fenómeno que está a ter contornos preocupantes no distrito de Jangamo, província de Inhambane. A mãe da menor explica que a família ficou chocada quando soube da situação.  

Segundo a Plan International, no primeiro semestre deste ano, foram registados uma média de quatro casos em cada uma das 36 comunidades do distrito, o que faz com que as raparigas abandonem a escola. Entretanto, os líderes locais garantem estarem a trabalhar para devolver as raparigas à escola.

A representante da Plan International defendeu a necessidade de se trabalhar mais com as comunidades de modo a reduzir os casos do fenómeno.

A meta da organização é de acabar com o fenómeno no distrito, sendo que já está em implementação um programa orçado em 57 milhões de meticais.
 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos