As relações bilaterais entre Moçambique e Portugal ficaram mais reforçadas hoje após a audiência que Filipe Nyusi concedeu ao seu homólogo da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa. Os dois estadistas comprometem-se a continuar a cooperar em vários domínios no quinquénio que começa amanhã.
Marcelo Rebelo de Sousa está em Moçambique desde esta segunda feira para uma visita de Estado durante cinco dias. Esta terça-feira feira o presidente português foi recebido pelo seu homólogo Filipe Nyusi no seu gabinete de trabalho. Durante o encontro os dois estadistas mantiveram conversações onde falaram das suas relações políticas, económicas e sociais, bem como sobre a situação das zonas centro e norte do país, que foram devastadas pelos ciclones Idai e Kenneth.
Marcelo Rebelo de Sousa garantiu que o seu país continuará de mãos dadas com Moçambique no quinquénio prestes a iniciar em vários domínios.
Sobre os portugueses que estão com processos judiciais em Moçambique, Nyusi disse ser do seu interesse encontrar a melhor resposta sobre o assunto o mais urgente possível.
Porque nesta quarta-feira inicia um novo ciclo de governação o Presidente da República disse estar pronto para continuar a trabalhar para o desenvolvimento do país.
Ainda nesta terça-feira, Filipe Nyusi recebeu em audiência o vice-presidente da Uganda.