O País – A verdade como notícia

Recenseamento eleitoral termina com muitos postos inoperacionais em Nampula

Na cidade de Nampula, o último dia foi marcado por muitos postos total ou parcialmente inoperacionais, devido à oscilação no sistema informático e deficiência no funcionamento do equipamento.

No posto que esteve montado no Pavilhão dos Desportos, por exemplo, nas ultimas duas semanas apenas fazia-se emissão de cartões de segunda via (renovação).

Zubaida Aurélio, com bebé no colo, percorreu longas distâncias, escalou três locais e terminou desiludida: “vim recensear-me, mas em todos os postos não há sistema. Fui no posto da rotunda do aeroporto, outro no bairro da Memoria e aqui no Pavilhão dos Desportos”.
Quase que o mesmo sucede-se com Daniel Eduardo. “Hoje andei por quatro postos e a informação é de que não há sistema”. Um sistema informático e um equipamento que custou milhões para adquirir.

Os problemas verificados em muitos postos até hoje, na cidade de Nampula, levantaram questionamentos por parte de muitos cidadãos. Tal é o caso de Carlitos Alberto: “encontro sérios problemas. Dizem que cá não há novos registos, só para quem quer actualizar. Agora não sei como vamos fazer quando chegar o dia de votação porque votar é direito de todos os cidadãos”.

Com problemas em muitos postos, nos poucos onde era possível recensear-se houve enchentes ao ponto de acabarem os boletins, tendo obrigado à paralisação do processo sob o protesto dos que vieram logo cedo para conseguir o cartão de eleitor.

“O pessoal está lá para trabalhar, mas há o problema de falta de boletins. Dizem que comunicaram o STAE antes de ontem e nós queremos recensear”, desabafou Neusa Armando, visivelmente agastada com um processo que seguramente vai deixar muitas pessoas fora das eleições de 15 de Outubro próximo por não terem conseguido tratar o cartão de eleitor.

Esta sexta-feira, o STAE em Nampula vai se pronunciar sobre o recenseamento que decorreu durante 45 dias. O mesmo vai acontecer com os observadores da Sala da Paz – uma plataforma que vem acompanhando os últimos processos eleitorais no país, com o objectivo de dar mais transparência ao processo democrático.   

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos