O País – A verdade como notícia

Rebeldes do M23 ganham terreno na República Democrática do Congo

O novo acordo de cessar-fogo no leste da República Democrática do Congo está ameaçado, por incumprimento do Movimento M23. Segundo fontes locais, os rebeldes estão a ganhar posições importantes na província do Kivu Norte.

Os rebeldes do Movimento 23 de Março, que desde meados de 2021 voltaram a provocar ataques no leste da RDC, não estão a cumprir o cessar-fogo que devia ter entrado em vigo na última terça-feira.

De acordo com fontes citadas pela agência France-Presse, o M23 continua as hostilidades contra posições dos militares congoleses e contra populações civis, tendo mesmo conquistado a povoação de Kuruba, onde existe um relevante centro de aprovisionamento de produtos agrícolas, na província congolesa do Kivu Norte.

Ainda de acordo com a mesma fonte, a linha de separação entre os combates e o cessar-fogo definido foi violado pelos rebeldes, que aproveitaram o momento de expectativa para avançar para uma localidade estrategicamente importante, pondo em insegurança mais de um milhão de habitantes.

Segundo fontes locais, nos vários acordos de cessar-fogo anunciados nos últimos meses, foram os rebeldes que violaram o acordado.

O leste da RDC está mergulhado num conflito alimentado por milícias rebeldes e pelo Exército há mais de duas décadas, apesar da presença da missão de paz das Nações Unidas.

Mais de meio milhão de civis foram deslocados pelas operações do M23 desde Novembro de 2021, criando enormes necessidades humanitárias.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos