O País – A verdade como notícia

Reaberta fronteira da Ponta d’Ouro na província de Maputo  

Reabriu ao público, esta sexta-feira, a fronteira da Ponta d’Ouro, na província de Maputo, depois de quase nove meses de encerramento por conta das restrições impostas pelas autoridades, no âmbito da prevenção da COVID-19. O horário de funcionamento é das 06h00 às 20h00.

No guichê do Serviço Nacional de Migração, o “O País” interpelou o cidadão Lopes Chinda a apresentar a sua documentação para seguir viagem até África do Sul, através da fronteira da Ponta d’Ouro.

O entrevistado vive no distrito de Matutuine e contou que a reabertura da fronteira permite encurtar a distância, o tempo e poupar dinheiro. Aquando do encerramento do posto ora reaberto, para efectuar a mesma viagem recorria ao posto fronteiriço de Namaacha. Nesta rota perdia oito horas, mas agora serão apenas quatro horas.

Tal como o Lopes, outro indivíduo que procurava chegar a Durban, na África do Sul, também falou de vantagens com a reabertura da fronteira da Ponta d’Ouro.

Esta sexta-feira, o movimento migratório foi tímido e prevê-se que haja mais cidadãos a atravessarem a fronteira depois das festas de fim de ano.

Juca Bata, porta-voz dos serviços províncias de Migração, garante que já este sábado 1.500 poderão passar por ali, por causa do regresso para a África do Sul.

Na fronteira da Ponta d’Ouro choveu torrencialmente esta sexta-feira.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos