Ficou reaberta, desde a tarde de hoje, a circulação de viaturas na estrada entre Chissano a Chibuto, permitindo-se a ligação entre o Sul e o resto do país, contornando a cidade de Xai-Xai, que ainda se encontra com focos de alagamento e ainda intransitável. As autoridades procuram formas de resolver a situação no troço entre Chicumbane e cidade de Xai-Xai, no baixo Limpopo, que ainda não permite a circulação.
Uma boa nova para os automobilistas e passageiros que ficaram muitos dias retidos em Maputo, quando tinham como destino outros pontos do país, sem no entanto terem formas de seguir pelas vias alternativas criadas pelo Governo, nomeadamente o navio que ligava a capital do país ao Porto de Chongoene, ou através do comboio que fazia o trajecto Maputo a Magude.
É que este domingo foi reaberto o troço entre Chissano, na EN1, até o distrito de Chibuto, depois de quase duas semanas de interrupção devido às inundações na região Sul do país, que provocaram o corte da Estrada Nacional Nº. 1, inundou a cidade de Xai-Xai quase que por completo.
Com a reabertura da via Chissano a Chibuto, na EN220, fica novamente garantida a ligação entre a cidade e província de Maputo com o resto do país, contornando a cidade de Xai-Xai, no seguimento da EN1, ainda intransitável.
Assim, a ligação entre os dois pontos do país é feita através da EN1, entrando pelo cruzamento para Chibuto, no caso no troço EN220, entre Chissano e Chibuto, seguindo pela EN102, que liga Chibuto a Chongoene até a estrada EN1, e vice-versa para quem faz o sentido Norte-Sul do país.
Trata-se de uma via considerada estratégica por restabelecer a ligação rodoviária entre o Sul e o Norte de Moçambique, servindo como alternativa crucial após as interrupções causadas pelas fortes chuvas e cheias que afectaram a Estrada Nacional Número 1.
A reabertura da via, que tem um troço de 39 quilómetros, é fundamental porque outros pontos da EN1, como a zona de Anguluzane, na cidade de Xai-Xai, que ainda enfrentam restrições ou estão intransitáveis.
Sobre estas vias intransitáveis, a ANE escreve que “continua intransitável a EN1, na cidade de Xai-Xai, não havendo, por enquanto, ligação terrestre entre Maputo e Xai-Xai, através do troço Incoluane – Baixa de Chicumbane – Cidade de Xai-Xai”, para além de outros troços, casos de “EN1 entre a ponte sobre o Rio Limpopo e a Baixa da Cidade de Xai-Xai/Anguluzane (Toda baixa de Xai-Xai), EN221, entre Chibuto e Chicualacuala, R448 entre Manjangue e Barragem de Macarretane, R856, no troço Guijá a Chókwè, e NC entre Magul a Tlawene”.
O tráfego foi restabelecido não para todos os tipos de viaturas após trabalhos de emergência para a reposição da via, segundo escreve a ANE em comunicado. “Nesta primeira fase, a transitabilidade está aberta de forma condicionada, somente para viaturas ligeiras e autocarros, enquanto decorrem trabalhos de melhoramento da plataforma para permitir a passagem de viaturas pesadas, logo que os trabalhos terminarem”, escreve.
Embora a via esteja aberta, as autoridades recomendam prudência, pois as obras de melhoramento continuam no terreno. Recomenda-se evitar o excesso de velocidade e a condução noturna nos troços recentemente recondicionados.
“Para os automobilistas que se deslocam de Maputo para outros destinos atravessando a baixa da Cidade de Xai-Xai, e vice-versa, recomendamos que reprogramem as suas viagens, tendo em conta que a EN1, na cidade de Xai-Xai (Anguluzane), continua intransitável, e, assim, evitam-se congestionamentos e riscos de acidentes”, escreve a ANE.
O empreiteiro que trabalha na Estrada Nacional Número 220 (EN220) recebeu um reforço de equipamento da empresa que explora as areias pesadas de Chibuto para acelerar as obras e garantir a abertura da via que liga Chissano, Chibuto até Chongoene, contornando-se assim a cidade de Xai-Xai, na N1 que continua intransitável.
A administradora do distrito de Chibuto, Cacilda Banze, explicou que foi reforçado, sábado último, o número de equipamentos que trabalham no terreno, onde o empreiteiro prevê concluir as obras em cinco dias.
“Pedimos à mineradora para nos aumentar camiões e pás escavadoras, prontamente a empresa forneceu-nos três camiões basculantes e uma pá escavadora que está acelerar o trabalho para que esta estrada rapidamente seja aberta. O empreiteiro garante-nos que em menos de cinco dias pode conseguir resolver o trabalho. Como agora aumentamos os camiões, acho que rapidamente vai concluir “, disse Cacilda Banze, administradora do distrito de Chibuto.
Interditada circulação nocturna nos troços recondicionados
Entretanto, e para uma melhor segurança dos automobilistas e passageiros, a Administração Nacional de Estradas (ANE) decidiu interditar, a partir desta segunda-feira, a circulação de viaturas no período nocturno, ou seja, das 20h00 às 05h00 da manhã, em todos troços recém-reabertos, depois dos cortes causados pelas cheias no troço entre Incoluane e 3 de Fevereiro, na EN1
A medida interposta pela Administração Nacional de Estradas tem a duração de 30 dias, devendo haver nova comunicação até inícios de Março.
“A interrupção da circulação nocturna de viaturas vigora entre as 20:00 horas e as 5:00 horas, com efeitos a partir do dia 02 de Fevereiro de 2026 (Segunda-feira), por um período de 30 dias”, refere.
De acordo com uma nota emitida pela ANE, a medida visa igualmente fazer uma melhor gestão do tráfego, segurança e evitar possíveis bloqueios derivados da demanda que poderá ocorrer na via que adopta o sistema de circulação intercalada em sentidos opostos.
A Administração Nacional de Estradas apela aos automobilistas para evitar a condução nocturna; respeitar a sinalização colocada ao longo do troço; evitar excesso de velocidade.
Os trabalhos de melhoramento da Estrada Nacional Nº 1 continua a todo vapor nos troços que estavam interrompidos devido às inundações, sendo que em alguns pontos, principalmente em Chicumbana, no baixa Limpopo, bem como ao longo da cidade de Xai-Xai, ainda não está transitável.

