Os membros da Frelimo na capital reuniram este sábado em quarta sessão extraordinária para eleger o novo primeiro secretário e os candidatos a deputados da Assembleia da República.
Mas o momento mais esperado era mesmo o da votação do novo secretário.
Na mesa, dois nomes! Rasaque Manhique e Amosse Chicualacuala.
Num encontro fechado, os camaradas procederam à votação que durou quase uma hora e meia. Depois de um intervalo de uma hora, Razaque Manhique foi anunciado novo secretário da Frelimo na cidade de Maputo, tendo obtido 92 votos, o equivalente a 82.88%.
Sem palavras, ficou o candidato derrotado. Do resto, foi festa no partido no poder, até porque foram também eleitos candidatos a deputados da Assembleia da República para a próxima legislatura.
Os candidatos são: Margarida Manuel Salimo, Flora Enosse, António Niquice, Catarina Dimande, Helena Jacinto Musica, Dominic Phiri, Gabriel Júnior, Aurélio Valente Langa, Esmeralda Muthemba, Crimildo Armando Mavila, Pedro Frederico Cossa, Hermenegildo Mateus Infante e décimo terceiro assento em falta, será preenchido por alguém da Comissão Política.
Como suplentes ficou Buhanar Mahomad, António Hama Thai, Danilo Teixeira, Agostinho Mavota, Anchia Talapa e Vicente João Koveke.