O País – A verdade como notícia

Ratifo perto do Kaiser Chiefs e Beto Maravilha do Ferroviário de Maputo

O internacional moçambicano Stanley Ratifo está, desde terça-feira da semana passada, a efectuar testes no Kaiser Chiefs da África do Sul, mesmo clube onde está também Amâncio Canhemba a realizar testes.

Segundo escreve o jornal sul-africano Kick.Off, o internacional moçambicano está na África do Sul para tentar a sorte no gigante sul-africano, com promessa de um contrato de duas temporadas e mais uma de opção.

Ratifo chegou a participar no treino havido na última terça-feira, contra Swallows no Sturrock Park, tendo sido utilizado na segunda parte.

O jogador que actualmente representa o 1.CfR Pforzheim, da quinta divisão alemã, foi autorizado pelo seu clube a procurar um lugar no Chiefs, numa altura em que a Liga observa uma longa paragem, devendo retomar em Março, após férias do Inverno.

Ratifo pode-se juntar, assim, a Edmilson Dove, lateral esquerdo que vincou na equipa dos Amakhosi, bem como a Amâncio “Neymar” Canhemba, que também está em testes naquele país vizinho.

Já no solo pátrio, as especulações em relação ao mercado de transferência continuam. Beto está próximo de fazer maravilhas no Ferroviário de Maputo a partir desta temporada, segundo avança parte da imprensa moçambicana.

Entretanto, nada ainda está fechado com o jogador, que na época passada esteve a representar o Costa do Sol, mas prestes a mudar de ares.

Aliás, o Costa do Sol está em vias de sofrer uma razia, depois das anunciadas saídas de Salomão e Danilo, ambos para a Black Bulls, além do desvio de Horácio Gonçalves, treinador campeão em 2019, que deverá representar o Ferroviário da Beira, levado pelo novo director desportivo da colectividade, Artur Faria.

Mas vai receber um defesa direito para substituir Danilo, vindo da Black Bulls, no caso Beto, que, nas últimas jornadas do Moçambola, era utilizado como titular.

Aliás, as últimas informações relativas às transferências de jogadores e treinadores têm estado a vir à tona, enquanto se prepara a presente temporada, ora iniciada a meio do mês de Dezembro.

Tal é o caso de Nacir Armando, confirmado na Associação Desportiva de Vilankulo, Artur Comboio que segue para o Ferroviário de Nacala, Antoninho Muxanga que desceu de Lichinga para a capita do de Nampula para segurar o Ferroviário local, bem como o regresso de Hélder Duarte ao comando da Black Bulls, embora ainda não confirmado.

 

 “OPERAÇÃO CHAN-2023” INICIA-SE ESTA SEGUNDA-FEIRA

Os Mambas iniciam na terça-feira a preparação ao CHAN 2023, a ter lugar na Argélia, próximo mês. Entretanto, esta segunda-feira é dia reservado para a concentração dos jogadores, depois da celebração do Natal.

O calendário coloca Moçambique a 19 dias da sua estreia no CHAN 2023. Etiópia é o adversário de estreia, Chiquinho Conde e sua armada concentram-se na próxima terça-feira, para arrancar com a preparação do CHAN.

Um dia depois da concentração, os Mambas seguem viagem a terras argelinas, onde, além de defrontar a Etiópia no dia 13, vão jogar igualmente a contar para o grupo A, com Líbia, no dia 17, e o país anfitrião, Argélia, no dia 21.

Na sua segunda vez ao CHAN, depois de 2014, com João Chissano ao leme, Moçambique vai a esta competição com 23 convocados.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos