Cyril Ramaphosa assumiu, hoje, em Pretória, República da África do Sul, o primeiro mandato presidencial legitimado pelo povo.
No poder desde 2018, Cyril Ramaphosa foi reeleito presidente da África do Sul pelos deputados nesta quarta-feira (22), após a vitória do seu partido, o Congresso Nacional Africano (ANC), nas sextas eleições gerais realizadas a 8 de Maio.
Mais de 30 mil pessoas testemunharam a tomada de posse do 5º presidente da África do Sul reeleito com 57% dos votos. Vários estadistas africanos participaram na cerimónia de investidura, incluindo o Chefe do Estado moçambicano, Filipe Jacinto Nyusi.
No seu discurso, Cyril Ramaphosa prometeu dias melhores aos sul africanos.
"Uma nova era começa para o nosso país. Melhores dias vêm aí para a África do Sul Ramaphosa. Chegou a hora de construirmos o futuro ao qual aspiramos", prometeu Ramaphosa.
"Hoje, reafirmamos nossa determinação de trabalhar com nossas irmãs e irmãos em todo o continente para realizar a visão da União Africana da Agenda 2063, construir a África que todos os africanos querem, forjar uma área de livre comércio que se estende da Cidade do Cabo a Cairo, trazendo crescimento e oportunidade a todos os países africanos", acrescentou.