O País – A verdade como notícia

Ramadane Matusse encena ‘Entre corpo e alma’ no 16Neto

A peça Entre corpo e alma será apresentada às 19 horas desta quarta-feira, no 16Neto, na Cidade de Maputo. A performance conta com Nélia Gilberto, Paulo Jamine (actores), Beauty Sitoe (música) e Lucrécia Paco (leitura).

 

Ao longo de 30 minutos, a encenação Entre corpo e alma, de Ramadane Matusse, estará no palco do espaço 16Neto, na Cidade de Maputo. Em geral, trata-se de uma peça multidisciplinar, que surgiu como resultado de uma pesquisa feita pelo encenador na disciplina de Expressões Artísticas, em 2017, no Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC).

Originalmente, a pesquisa consistiu em explorar o significado do corpo para diferentes religiões e etnias. Depois disso, Ramadane Matusse conversou com Joana Chivale, de Inhambane, que lhe apresentou algumas comparações inspiradores sobre o corpo. De seguida, Matusse leu um artigo da autoria do professor de teatro e actor Dadivo José, sobre corpo e movimento nos rituais nacionais. A experiência de leitura foi tão gratificante que o encenador decidiu unir o útil ao agradável: refelectir sobre o corpo enquanto recurso sociocultural e artístico. “Espero que o público aceite este desafio fora dos cânones habituais. Aqui temos uma peca de teatro, mas não se trata de um teatro falado. Exploramos movimentos, um casamento com a música e um texto lido”.

O texto referido por Ramadane Matusse será interpretado por Lucrécia Paco, num espectáculo que estará carregado de imensas questões existências do Homem. Já a performance em si, irá, sobretudo, explorar a significação do corpo feminino, segundo a sua pesquisa, tido como mais frágil relativamente a do homem.

Entre corpo e alma estreou ano passado, durante a segunda edição do Festival Gala Gala, na Cidade de Maputo. Porque a peça não teve grande repercussão, já que apenas foi apresentada virtualmente, Ramadane Matusse decidiu voltar a levar ao palco, agora com presença do público, uma performance relevante, pela temática e pela actualidade.

Quanto à apresentação feita ano passado no Centro Cultural Moçambicano-Alemão, a peça tem apenas uma mudança, concernente à música. Ou seja, já que a cantora Lenna Bahule encontra-se fora do país, a parte cantada da peça estará na responsabilidade de Beauty Sitoe.

A dramaturgia de Entre corpo e alma foi feita por Mulandi Mazoio e na interpretação estão os actores Nélia Gilberto e Paulo Jamine.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos