O País – A verdade como notícia

Quissanga sem serviços administrativos devido aos ataques terroristas

Todas instituições do Estado e do Governo no distrito de Quissanga, na zona centro da província de Cabo Delgado, encerraram as portas e há cerca de dois meses estão a funcionar provisoriamente no distrito de Metuge, devido a insegurança provocada pelos ataques terroristas.

O facto foi confirmado pelo respectivo administrador distrital Bartolomeu Muibo.

De acordo com a fonte, “por razões óbvias não é possível retomarmos nossas actividades no distritos e todos serviços estão aqui em Metuge, desde a Secretaria distrital, serviços de saúde, de actividades económicas, e quase todos estamos aqui”.

Entretanto, além da insegurança e destruição de edifícios governamentais, os supostos terroristas também destruíram todo arquivo do Estado e do governo que estava no distrito.

“O nosso arquivo ficou todo destruído, e agora estamos a tentar recuperar partir das informações que existem ao nível do governo provincial, revelou Bartolomeu Muibo.

O último ataque terrorista a vila sede do distrito de Quissanga ocorreu no dia 25 de Marco último.

Incluindo Quissanga, este ano, os supostos terroristas assaltaram quatro sedes distritais, nomeadamente Muidumbe, Macomia e Mocímboa da Praia, e neste último, quase todos edifícios e o arquivo do Estado  foram  destruídos, e não há previsões para sua reabertura ao público, devido a insegurança, que também obrigou a deslocação de alguns dirigentes governamentais.

Metuge, fica há cerca de 50 Quilómetros da capital da província Pemba, e o distrito que acolheu cerca de 20 mil pessoas deslocadas de Quissanga.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos