O País – A verdade como notícia

banner_02

“Queremos mudanças na Beira”, exigem munícipes

O mercado do Maquinino o maior da cidade da Beira que serve igualmente como grossista foi um dos locais escalados pela candidata do partido Frelimo para Presidente do Conselho Autárquico daquela cidade, Augusta Maíta, para fazer campanha eleitoral. No local a candidata foi confrontada pelos vendedores com as péssimas condições de higiene que caracteriza o mercado.

O mesmo foi erguido por cima de várias valas de drenagem de águas negras a céu aberto, o que faz com que algumas bancas de venda de produtos frescos, vegetais, frutas, entre outros prontos a consumir e até comida confeccionada no local estejam a mercê de moscas e outros vetores de doenças. Os vendedores dizem não perceber a razão para que o mercado esteja naquelas condições quando a edilidade cobra por dia diversas taxas. Pelo que dizem esperar que caso a Frelimo saia vencedora na eleição do dia 10 de Outubro muda a forma como a cidade e o mercado são geridos.

“Aqui tem não sei quantas senhas que a gente paga e o mercado está assim de qualquer maneira. Sabe que nós estamos a comer lixo aqui? Só agora que ele estava a ver que já há eleições é que começou a limpar um pouco as drenagens mas durante todos esses anos andavam cheios de lixo e fezes” denunciou uma das vendedeiras que pediu a Maíta para intensificar a sua campanha junto dos jovens e fazer-lhes perceber que se não mudarem a cidade da Beira vai continuar cada vez pior. O grito de socorro era quase em uníssono entre as vendedeiras. Aliás quase todas cantavam que era chegada a vez da capital da província de Sofala ser dirigido por uma mulher.

Por seu lado, a candidata da Frelimo comprometeu-se em melhorar as condições em que aquele mercado se encontra e questionou-se se era preciso haver ali uma tragédia para as autoridades municipais entenderem que precisam melhorar as condições. Maita diz que no seu manifesto eleitoral contempla o saneamento e o melhoramento de quase todos os mercados degradados da Beira.

O cabeça-de-lista da Frelimo disse ainda que apesar de aquele partido não estar a governar a cidade da Beira, através dos Governos Central, Provincial e Distrital têm realizado alguns projectos que visam melhorar a vida dos residentes daquela urbe e que o melhor seria se também a edilidade fosse controlada pela Frelimo. E que é chegado o momento de mudar e as pessoas acreditarem que outros podem fazer melhor do que aquele que agora está na posição. A caravana da Frelimo percorreu ainda as artérias do centro da cidade da Beira e fez ainda campanha porta-a-porta no bairro Manga-Loforte.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos