A cidade de Quelimane, província da Zambézia, será palco, de 16 a 21 de Janeiro de 2023, dos campeonatos nacionais de basquetebol de juniores masculinos e femininos. Já a cidade de Xai-Xai, na província de Gaza, acolhe os campeonatos nacionais de juvenis masculinos e femininos.
No ocaso do sucesso, os “nacionais” de juniores masculinos e femininos geraram no passado grandes emoções e foram a rampa de lançamento para a alta competição de craques do basquetebol moçambicano.
Um período negro, marcado pelo impedimento de realização de provas dos escalões de formação face à pandemia da COVID-19 e alguma inércia por parte da Federação Moçambicana de Basquetebol na dinamização de provas dos escalões de formação, foi suficiente para que se observasse um indesejável interregno de cerca de três anos.
Agora, precisamente em 2023, a terra dos bons sinais vai testemunhar o renascimento de provas nacionais de juniores masculinos e femininos e masculinos.
Com efeito, de 16 a 21 de Janeiro, espera-se que 12 equipas em masculinos e igual número em femininos participem do certame no pavilhão Favezal, palco da “poule” de apuramento da zona Centro à Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal.
Anfitriã, a província da Zambézia deverá contar com dois representantes neste caso o campeão e vice-campeão, respectivamente.
Em ano de retoma das provas dos escalões de formação, os clubes deverão assumir as despesas de transporte, alojamento e alimentação.
À organização (Associação Provincial de Basquetebol da Zambézia), segundo uma nota da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), caberá a responsabilidade pelos oficiais, árbitros e gestores do órgão que tutela a modalidade da bola ao cesto no país.
Outrossim, a Associação Provincial de Basquetebol da Zambézia será responsável pelos troféus e medalhas a serem entregues aos três primeiros classificados da competição em ambos os sexos.
Em princípio, a Cidade de Maputo será representada pelo Ferroviário de Maputo e Costa do Sol em femininos, sendo que os “canarinhos” vão também disputar a prova em masculinos.
O Ferroviário de Maputo é o actual detentor do troféu em femininos, enquanto o Maxaquene, em masculinos, é o clube que conquistou a prova em 2018.
XAI-XAI ACOLHE NACIONAIS DE JUVENIS
De 8 a 14 de Janeiro, a cidade de Xai-Xai vai testemunhar a realização de jogos dos campeonatos nacionais de juvenis masculinos e femininos, competição que igualmente se espera que venha a contar com a participação de 12 equipas em ambos os sexos. Tal como nos juniores, os anfitriões terão o direito de participar na prova com dois representantes: campeão e vice-campeão provincial.