O País – A verdade como notícia

Quatro bacias do Norte e Centro já “transbordaram” e há pessoas em perigo

Estima-se que pouco mais de 15 mil pessoas poderão ser afectadas por inundações no centro e norte do país. É que quatro bacias hidrográficas destas regiões, já atingiram os níveis de alerta e transbordaram.

Trata-se das bacias de Messalo, Megaruma, Montepuez, no norte e Licungo no centro do país, mais concretamente na província da Zambézia que já receberam muita água e transbordaram devido à chuva que cai, insistentemente naquelas regiões do país.

E depois de transbordarem, o aumento de água nas bacias sobre os rios supracitados, condicionaram algumas vias de acesso, além de colocar pouco mais de 15 mil pessoas em perigo.

“Na bacia de Messalo, por exemplo, está condicionada a transitabilidade entre Mirate e Nairoto, o Montepuez está condicionar o trajecto entre Quissanga e Macomia bem como Quissanga-Mocímboa da Praia. Já Megaruma, que também superou os níveis, colova intransitável a via entre Mecúfi e Cabo Delgado”, mencionou Agostinho Vilanculos da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos, acrescentando que já há algumas aldeias arredores inundadas, “onde estimamos que cerca de 10 mil pessoas poderão estar afectadas por inundações”.

A este número da região norte, adiciona-se as populações a volta do Licungo, que também superou os níveis normais de água em cerca de 0.10 metros, que situa-se entre “cinco a dez mil pessoas também podem ficar afectadas, além do condicionamento da ligação entre Namacurra e Maganja da Costa”.  

A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos prevê que a chuva continue a cair pelos próximos sete dias, o que poderá colocar as bacias do Buzi e Púnguè em níveis de alerta nas próximas 72 horas, além de agravar a actual situação de inundações urbanas nas cidades de Beira e Quelimane.

“Neste momento, temos as cidades de Quelimane e da Beira que, como tínhamos avançado, estão a registar inundações em regime moderado a alto. Assim, apelamos aos automobilistas de veículos de suspensão baixa a observarem as medidas de mitigação quando se fizerem às ruas dos bairros suburbanos porque podem danificar suas viaturas bem como serem arrastados pelas águas” exortou Agostinho Vilanculos.  

Mas nem tudo corre mal. A chuva que cai de forma insistente nas zonas centro e norte do país contribuíram para o incremento a 100 por centro de armazenamento de água nas barragens de Chipembe, Nacala e Nampula o que poderá garantir mais água para o consumo.

 

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos