Mais de três mil casos de acidentes de viação foram registados nos hospitais do país durante a quadra festiva do natal e fim do ano. Deste número, 32 pessoas perderam a vida, informou o ministério da saúde (MISAU), esta sexta-feira.
A transição de ano 2019 para 2020 foi mais agitada e movimentada nos hospitais de todo o país com um registo de 12.362 entradas contra 12.172 do mesmo período do ano passado. Na festa do Natal foram registados 1218 casos e no fim de ano 1242.
As estatísticas revelam que maior parte destes casos foram por acidentes de viação e as agressões físicas.
Redução significativa foi registada em relação aos acidentes por mau uso objectos pirotécnicos, com um registo de 27 casos e sem provocar danos mortais. A cidade de Chimoio aparece com maior número de casos.
Durante a quadra festiva, os serviços de saúde, consideram ter conseguido garantir e controlar o stock de sangue, com quantidades acima de 1500 unidades.
O que também reduziu são os casos de violação sexual, intoxicação alimentar e queimaduras neste período do ano.