O País – A verdade como notícia

Pyongyang diz que fim da guerra da Coreia não é moeda de troca para desnuclearização

Pyongyang advertiu Washington que o fim da guerra da Coreia não pode ser moeda de troca nas negociações sobre a desnuclearização. Sea Washington pretende progressos na desnuclearização norte-coreana deve suspender as sanções, lê-se no comunicado emitido pela agência de notícias oficial norte-coreana, citado pelo Notícias ao Minuto.

Os Estados Unidos recusaram qualquer alívio das sanções internacionais. Washington quer primeiro ver o fim da desnuclearização da península e que esta seja verificada de forma independente.

A Guerra da Coreia (1950-53) terminou com a assinatura de um armistício, mas nunca foi assinado um tratado de paz, por isso os dois países continuam tecnicamente em guerra.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, apelou à comunidade internacional para uma aplicação rigorosa das sanções contra a Coreia do Norte até que a desnuclearização esteja concluída e totalmente verificada.

Em 12 de junho deste ano, o Presidente dos Estados Unidos e o líder norte-coreano reuniram-se em Singapura numa cimeira de contornos históricos. Esta reunião entre Trump e Kim foi a primeira entre líderes destes dois países após quase 70 anos.

Contudo, as negociações entre Washington e Pyongyang têm sido complicadas e ambos os lados não têm conseguido chegar a acordo sobre a desnuclearização da Coreia do Norte.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos