O País – A verdade como notícia

Putin participa dos BRICs após falhar o último encontro

Vladimir Putin voltou a participar em uma reunião dos BRICs depois de falhar o evento do ano passado na África do Sul. A reunião dos nove tem lugar na Rússia desde esta terça-feira, e prevê um encontro entre Putin e o Secretário Geral da ONU António Guterres.

Quase dois anos depois do encontro em fevereiro de 2022, após a eclosão da guerra Rússia e Ucrânia, Vladimir Putin e António Guterres voltarão a cruzar os caminhos esta quinta-feira, no contexto da reunião dos BRICs 2024.

O encontro, que tem lugar na cidade Russa de Kazan, é uma oportunidade para  o líder Russo, que volta a participar presencialmente nos encontros anuais do bloco económico, composto, actualmente, por nove países. 

Putin, que viu-se obrigado a abdicar do encontro do ano passado na África do Sul, devido ao mandado de captura emitido contra si pelo Tribunal Penal Internacional, tem, nesta reunião, o privilégio de demonstrar força e hegemonia Russa no contexto global.

Durante o encontro iniciado esta terça-feira, Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e os recentes integrados: Irão, Egipto, Etiópia e Emirados Árabes Unidos vão refletir acerca do estágio económico, político e social dos membros do bloco, além da ratificação de vários instrumentos.

O Secretário Geral da ONU, António Guterres, que esteve recentemente em Adis Abeba na cimeira da União Africana, vai, nesta quinta-feira, reunir-se com Putin, onde se prevê que o cenário de conflito na Ucrânia venha a ser o pano de fundo do encontro.

Refira-se que o presidente brasileiro Lula da Silva é um dos grandes ausentes do encontro dos nove, após sofrer um acidente domiciliar na semana passada, porém a sua intervenção será feita por meio de videoconferência.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos