O Presidente russo, Vladimir Putin, assina, esta sexta-feira, os tratados de anexação dos territórios ucranianos ocupados à Rússia. Trata-se de Zaporíjia, Kherson, Lugansk e Donetsk.
De acordo com a imprensa internacional, a cerimónia de assinatura dos acordos com a Federação Russa será realizada na sexta-feira às 15h (horário de Moscovo) e, logo após essa cerimónia, Putin deverá fazer um grande discurso e reunir-se ainda com os administradores designados por Moscovo para as regiões em questão.
A assinatura dos tratados acontece após a votação dos referendos sobre a aceitação ou não da anexação dos territórios ucranianos sob domínio russo à Moscovo.
Segundo escreve o Notícias ao Minuto, as contagens das votações divulgadas pela Rússia indicam que 93,11% dos cidadãos de Zaporíjia votaram a favor da anexação à Rússia, enquanto em Kherson a percentagem foi de 87,05%.
A área total das quatros regiões a serem anexadas equivalem a cerca de 15% da Ucrânia e nela habitam cerca de quatro milhões de pessoas.