O País – A verdade como notícia

PSD rende-se ao Congresso e à liderança de Nyusi na Matola

O XI Congresso da Frelimo encontra-se no seu segundo dia. Esta noite, representantes convidados de vários partidos políticos e países amigos foram aos holofotes da Matola para manifestar a sua sensibilidade em relação ao evento dos camaradas. Uma das forças políticas presentes no Congresso é o PSD de Portugal, que, por via do seu representante, Marco António Costa, Vice-Presidente do partido, acompanhado por Nuno Moraes Sarmento, mereceu muitos aplausos dos frelimistas.

Para o partido português, é contagiante a forma como a Frelimo discute assuntos importantes com alegria. E o elogio não ficou por aí, o representante do PSD manifestou a admiração em relação à presença dos ex-presidentes da Frelimo e do país, casos de Armando Guebuza e Joaquim Chissano, o que constitui um exemplo de unidade e orgulho que a Frelimo tem pela sua história e dos que a dirigiram.

“O discurso do presidente, ontem, foi notável e ficará para história por não só apresentar resultados dos últimos anos, mas também por projectar a ideia de que sem unidade não há paz e sem paz não há desenvolvimento”, afirmou Marco António Costa, acrescentando que Nyusi olha para futuro com vontade de vencer dificuldades. “Só um estadista que confia no seu trabalho e no país toma o exemplo que Nyusi deu, ao invés de esperar que a paz vá até ele, ele próprio toma a decisão de a procurar”.

Na percepção do político português, numa época em que a sociedade internacional investe em discursos beligerantes, que confrontam países, haver um líder que faz da paz um objetivo de vida é um exemplo apreciável contra aquela corrente. Além disso, “quando hoje, aqui, ouvimos a juventude responder que quem comanda é Nyusi, esta resposta não é por acaso, é porque os jovens são os principais intervenientes de um país unido e em desenvolvimento”.

O PSD, na Matola, destacou ainda a história em comum que tem com a Frelimo, na luta que ambos partidos travaram no processo de libertação dos seus povos.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos