Arranca, este sábado, o campeonato provincial de futebol em Maputo. A prova, que contará com a participação de 14 equipas, será disputada em duas séries. Cada série será composta por sete equipas.
Depois de encerrado o torneio de abertura, prova que contou com a participação de 10 equipas, cujo vencedor foi a formação de Ximanganine FC, chegou a vez do campeonato provincial.
O futebol é, por essas alturas, um dos pratos fortes na Província de Maputo, daí que a respectiva associação desdobra-se no acerto dos últimos detalhes para que, de facto, a competição decorra a contento.
Segundo o presidente da Associação Provincial de Futebol de Maputo, Esmeraldo Mucache, a prova será disputada até Abril, e cada série terá sete jogos. Em cada série será apurado o primeiro classificado, o qual terá o direito de disputar a final. Mucache explica que, as séries foram feitas tendo em conta a localização geográfica das equipas participantes.
Ou seja, as equipas da zona norte da província estarão na mesma série, acontecendo o mesmo com as formações da zona sul. Esmeraldo Mucache garante que já estão criadas todas as condições logísticas. Avançou que decorre, neste momento, o processo de vistoria dos campos dos que irão acolher a prova, com destaque para os campos da Manhiça, Xinavane e Corumane.
Os distritos de Matutuíne e Magude são os únicos que não terão nenhuma equipa no campeonato provincial. Moamba e Matola são os que têm maior número de equipas no campeonato provincial. Cada um deles será representado por quatro equipas.
Com a competição pretende-se conferir maior traquejo às equipas, visto que quanto mais jogos realizarem, maior ritmo terão.
AUMENTAR EQUIPAS NO MOÇAMBOLA
À semelhança dos outros anos, no presente, a Província de Maputo tem como principal objectivo apurar mais uma equipa para o Moçambola. Nos últimos anos, o Incomáti de Xinavane tem sido o único clube que carrega a bandeira da província na maior montra do futebol moçambicano.
Apesar de o desejo ser maior, Esmeraldo Muchache está ciente de que há muito trabalho que se deve fazer. É que, segundo ele, para que tal aconteça, é necessário que haja maior pujança das equipas desta parcela do país, criando condições para que tenham mais jogos. A ideia é que, no mínimo, as equipas tenham mais de 30 jogos.
Recentemente terminou o torneio de abertura, prova que teve como vencedor a formação de Ximanganine FC. Sobre este evento, Mucache diz que tudo correu dentro daquilo que havia sido planificado, destacando o facto de durante os 45 jogos realizados, apenas houve registo de três faltas de comparência.
˝Estamos satisfeitos pela forma como o campeonato decorreu. Por exemplo, um dos maiores ganhos é o facto de as equipas terem aceitado jogar no meio da semana, o que antes não acontecia”, observa Esmeraldo Mucache.
Composição das séries:
Série A:
Incomáti de Xinavane
Clube da Manhiça
Clube de Marracuene
Mainako FC
Altético de Marracuene
Clube dos Amigos
Desportivo da Matola
Série B
Clube de Corumane
Associação Jeito FC
Cross United FC
Timbenity FC
ESFA FC
Real FC de Mahelane
Associação Ximanganine FC