O País – A verdade como notícia

Província de Inhambane pronta para o arranque do ano lectivo

A directora Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano de Inhambane, Josefina Comé, garantiu estar tudo a postos para o arranque do ano lectivo 2018, apesar das dificuldades que a província atravessa, devido às calamidades naturais. O livro o escolar já está disponível na província e está garantida a contratação de professores.

Josefina Comé, que referiu também que o sector já iniciou com a distribuição do livro escolar, com vista a garantir o arranque do presente ano lectivo. A distribuição do livro escolar iniciou pelos distritos mais críticos e distantes.

“Iniciamos a distribuição pelos distritos de Guvuro, Mabote, Panda, Funhalouro e Vilanculos e posso garantir que teremos a totalidade das nossas necessidades quer para primeira, quer para segunda classes” afirmou Josefina Comé.

Para além dos novos livros a serem alocados aos distritos, Josefina Comé disse que a província conta com o livro usado no ano passado, que poderá ser redistribuído, caso haja défice.

Numa altura em que a província espera receber sessenta e três mil novos ingressos, a directora provincial de educação afirmou também que a questão da falta de professores já está acautelada, com a previsão de admissão de mais de quatrocentos novos docentes.

“Para o presente ano, iremos contratar 420 novos professores para responder a demanda e reforçar o corpo docente e funcionários de educação,” disse.

O ciclone Dineo destruiu cerca de 2.222 salas de aula, parte delas já foi reabilitada contudo, a ajuda de parceiros ainda é indispensável.

“Apesar de termos este avanço na reabilitação, ainda necessitamos de todo tipo de apoio para a conclusão do processo, com vista a acomodar nossos alunos, mas, nada irá impedir o decurso normal das aulas porque temos estas salas, embora algumas terem sido repostas através de material não convencional e dias de chuvas poderão ficar comprometidas as aulas, por falta de total cobertura, mas os alunos estarão protegidos de calor e de poeiras”, apontou Josefina Comé.

O sector de Educação prevê ainda a conclusão, até próximo ano, de mais oitenta e quatro novas salas de aula, em várias escolas da província.

A Directora provincial de Educação exortou aos professores, quer os que entrarão pela primeira vez, para o sector, quer para os antigos, a pautarem pela qualidade de educação.

“É lamentável o que se assiste hoje em dia em que o professor não está preocupado na formação do homem, mas sim no seu salário e os alunos acabam por não aproveitar o conhecimento científico e muito menos o humano de saber ser e estar”, lamentou Josefina Comé.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos