As autoridades governamentais em Nampula desmentem informações segundo as quais foi identificado um caso suspeito de Varíola dos macacos naquela província.
Desde a manhã de quarta-feira, circulam, nas redes sociais, informações que dão conta da entrada, no Hospital Militar, na cidade de Nampula, de um homem não identificado que de uma doença com sinais que se assemelham aos da Varíola dos macacos.
O secretário de Estado da província de Nampula, Mety Gondola, que veio a público reagir sobre esta suposta informação, esclareceu que, quando as autoridades governamentais se aperceberam do caso, mandataram uma equipa de saúde para averiguar a situação. Segundo Gondola, os exames médicos realizados no indivíduo, com uma aparência de acima de trinta e cinco anos de idade, indicaram tratar-se de varicela.
“Orientamos os nossos colegas do sector da saúde a aprofundarem e compreenderem essa informação. Do trabalho feito, os resultados preliminares indicam-nos que não se trata de Varíola. A nossa equipa ainda está no terreno, a trabalhar com o pessoal da saúde, e esteve associada à gestão deste processo desde o início. A nossa equipa, o Instituto Nacional de Saúde, está a liderar o processo”, explicou Gondola.