O País – A verdade como notícia

Protestos violentos após anúncio dos resultados eleitorais no Quénia

Foto: DW

Protestos violentos eclodiram em alguns pontos no Quénia, após o anúncio da vitória nas eleições presidenciais de 09 de Agosto do vice-Presidente cessante, William Ruto.

William Samoei Ruto foi, esta segunda-feira, eleito vencedor das presidenciais de terça-feira passada no Quénia, tornando-se no 5.º Chefe de Estado do país e sucedendo a Uhuru Kenyatta que, após cumprir dois mandatos, estava impedido de se recandidatar.

De acordo com a DW, Ruto ganhou com 50,49% dos votos. O segundo colocado, o ex-Primeiro-ministro e líder da oposição Raila Odinga, obteve 48,85% dos votos.

Embora o país tenha permanecido calmo até agora, apesar da espera de dias pelos resultados, o ambiente tornou-se tenso nas últimas horas e a polícia foi destacada em algumas zonas do país, abaladas no passado por protestos e violência pós-eleitoral por vezes mortal.

Minutos após o anúncio dos resultados, começaram os protestos em vários bairros da capital Nairobi, como Mathare, Kayole e Kibera. Pneus foram incendiados para bloquear ruas e jovens atiraram pedras enquanto outros sopravam em vuvuzelas e assobios, escreve a DW.

“Pirateiam o sistema e não querem dar transparência a estas eleições. É por isso que eu digo que não há paz, não há paz nenhuma. Não vamos ter paz”, declarou um dos apoiantes do líder de Raila Odinga.

O anúncio da vitória de William Ruto ficou, também, marcado por uma divisão na Comissão Eleitoral do Quénia. A vice-presidente do órgão, Juliana Cherera, anunciou que ela e outros três dos sete membros da comissão eleitoral rejeitavam os resultados.

“Pela natureza opaca do processo […] não podemos assumir a responsabilidade pelos resultados que vão ser anunciados”, disse a Cherera, ladeada por outros três comissários, pedindo “calma” aos quenianos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos