ÀS 16 horas de terça-feira, na biblioteca do Centro Cultural Português de Maputo, realizar-se-á a Apresentação Oficial dos Projectos financiados pelo PROCULTURA, em curso no país.
Segundo a nota de imprensa do Centro Cultural Português de Maputo, a cerimónia contará com a presença de representante do Ministério da Cultura e Turismo; do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal; e dos Embaixadores de Portugal e da União Europeia em Moçambique.
Ao todo, são 24 projectos beneficiados pelo PROCULTURA nos cincos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste, nas áreas das Música, Artes Cénicas e da Literatura Infanto-juvenil, num total de 7.600.000€ (cerca de 500 mihões de meticais), que irão, ao longo dos próximos dois anos, contribuir para a criação de emprego adicional no sector cultural, e, simultaneamente, para a comercialização e internacionalização da produção artística, ao nível regional e internacional.
No país, estão em curso 10 projetos, implementados em Maputo, Inhambane, Niassa, Cabo Delgado e Nampula. Sete destes projectos, conforme a nota de imprensa, são coordenados por entidades nacionais. Está ainda em curso o projecto de desenvolvimento de um pôlo de criação artística contemporânea, em Maputo.
As actividades enquadram-se no PROCULTURA PALOP-TL – Promoção do Emprego nas Actividades Geradoras de Rendimento no Sector Cultural nos PALOP e Timor-Leste, financiado pela União Europeia, co-financiado e gerido pelo Camões, I.P., e cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian.