O País – A verdade como notícia

Pró-democráticos criam Conselho Revolucionário contra junta no Sudão

Foto: Notícias ao Minuto

Os grupos pró-democracia no Sudão anunciaram, esta quinta-feira, a formação de um “Conselho Revolucionário” contra o líder da junta militar no poder, enquanto os manifestantes mantêm os protestos para exigir o regresso dos civis ao poder.

“O conselho revolucionário vai permitir agrupar as forças revolucionárias sob as ordens de uma direcção unificada” pró-democracia, disse uma das coordenadoras, Manal Siam, citada pelo Notícias ao Minuto.

De acordo com outro coordenador do movimento, Mohammed al-Jili, o Conselho deverá ter 100 membros, metade dos quais militantes dos comités de resistência e a outra metade representantes de partidos, de sindicatos e de movimentos rebeldes que recusaram a paz com o regime militar, assim como pessoas próximas de manifestantes mortos na repressão dos protestos.

O Notícias ao Minuto refere que o líder militar e presidente do mais importante órgão executivo do Sudão, Abddel Fatah al-Burhan, anunciou na segunda-feira que as Forças Armadas não participarão no fórum que as Nações Unidas e União Africana estão a promover, para os partidos formarem um Governo civil.

Para o sindicato dos médicos sudaneses, ao deixar os civis discutir sozinhos a formação de um governo, o general Al-Burhan “tentou passar a bola, fingindo que estava agora no campo dos civis (…), mas falhou”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos