O País – A verdade como notícia

Presidente francês encontra-se hoje com João Lourenço

Foto: DW

O Presidente francês, Emmanuel Macron, encontra-se hoje com o seu homólogo angolano, João Lourenço, na segunda etapa da visita ao continente africano, onde vai falar também com empresários dos dois países sobre o potencial da agroindústria.

Na sua passagem por Luanda, onde ficará menos de 24 horas, Macron começa pelo encerramento do Fórum Empresarial França-Angola, antes da reunião com João Lourenço, no Palácio Presidencial.

Segundo o Notícias ao Minuto, o fórum pretende ser uma rampa de lançamento da parceria de produção no sector agrícola entre a França e Angola, e será uma ocasião para um encontro e troca de experiência entre os actores franceses e angolanos no sector agrícola e agroalimentar, numa altura em que Angola pretende apostar na diversificação económica, fora do sector petrolífero.

O Presidente francês vai encontrar-se depois com João Lourenço, estando previstas declarações à imprensa e deixará Luanda a meio da tarde em direcção à República do Congo.

De viagem a quatro países africanos: Angola, Gabão, República do Congo e República Democrática do Congo, Macron invoca menos presença militar e mais humildade da França para com África.

Macron afirmou na segunda-feira, em Paris, que a França deve mostrar “humildade profunda” em África, o que inclui “redução notável” da sua presença militar no continente, que deverá ser implementada nos próximos meses. Entretanto, Macron salienta que esta “reorganização” não é um retiro.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos