O País – A verdade como notícia

Presidente do Malawi pede ajuda internacional devido ao ciclone Freddy

Foto: Jornal de Notícias

O presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, apelou, esta quarta-feira, à ajuda internacional para lidar com a devastação causada pelo ciclone Freddy.

Chakwera classificou o ciclone como “uma tragédia nacional”, tendo decretado duas semanas de luto nacional, escreve o Notícias ao Minuto.

“Esta é uma tragédia nacional. Apelo aos parceiros e doadores internacionais para que prestem mais assistência face à destruição e danos causados pelo ciclone tropical Freddy”, frisou o estadista.

“Este ciclone é o terceiro em 13 meses a atingir o nosso país. É a prova das realidades das alterações climáticas”, disse Chakwera num discurso transmitido pela televisão, citado pela mesma fonte.

A passagem do Freddy pelo Malawi provocou a morte de pelo menos 225 pessoas e no decreto presidencial de luto nacional notifica-se que as bandeiras ficarão a meia haste durante os primeiros sete dias.

O Presidente esteve no início do dia em Blantyre, a capital económica e epicentro da catástrofe, onde assistiu a uma cerimónia em memória das vítimas do ciclone.

Em Moçambique, a segunda passagem do ciclone Freddy provocou, desde sexta-feira, pelo menos 21 mortos na província da Zambézia, centro do país, segundo um novo balanço oficial, ainda preliminar, apresentado na terça-feira.

Os números poderão subir à medida que decorre o levantamento dos prejuízos, admitiu o Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD) de Moçambique.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos