Intervindo, pela primeira vez, numa Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e do Governo da SADC, na qualidade de Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, destacou que a SADC é conhecida no mundo como uma região estável, não obstante alguns pontos de instabilidade e algumas preocupações como o terrorismo, crimes transfronteiriços, que envolvem o porte de armas.
Hassan destacou, igualmente, que a Tanzânia irá continuar a trabalhar em estreita colaboração com o bloco, para o progresso da região.
A governante salientou que os Estados-membros devem lutar para que haja acções conjuntas para responder à ameaça da COVID-19 que está a dilacerar o tecido empresarial da região e as economias.
Samia Suluhu Hassan defende ser importante que se continue a investir em sectores como agricultura, entre outros para que as economias possam, rapidamente, se recuperar dos efeitos da pandemia.
A Presidente Tanzaniana felicitou, na ocasião, o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi. “Felicitar o meu irmão Filipe Nyusi pelo empenho e pelos esforços empreendidos para dirigir a SADC”.