O Presidente da República, Daniel Chapo, disse, na tarde desta sexta-feira, que a Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, estará presente nas celebrações dos 50 anos de independência nacional, no dia 25 de Junho, em Maputo.
Daniel Chapo revelou a novidade na cerimónia de balanço da sua visita de três dias a Tanzânia, na qual referiu que a viagem de Estado foi bastante importante para estreitar relações históricas e a cooperação. A ocasião também serviu para a troca de pontos de vista sobre várias situações actuais, relativas aos dois países, na área política, económica e social.
Chapo destacou os vários acordos assinados e que as relações entre os dois países continuam excelentes. De igual modo, o Presidente da República destacou o encontro com a comunidade moçambicana em Dar es Salam, que manifestou preocupação relacionada com a legalização da documentação dos que nascem e vivem na Tanzânia.
A partilha de experiência incluiu a área de tecnologias, transportes, recursos humanos, fronteira única, troca de prisioneiros entre os países, saude, comunicacao, defesa e seguranca, combate ao terrorismo e agricultura. Para Chapo, os encontros vão garantir resultados positivos para os dois países.