O Presidente da República, Filipe Nyusi, lançou hoje, na cidade de Tete o programa Sustenta e a formação de extensionistas agrários recentemente contratados. O Projecto que desde 2017 é implementado em duas províncias, agora passa para todo o país.
O Projecto Sustenta foi lançado pela primeira vez em 2017 para ser implementado em 10 distritos das províncias de Nampula e Zambézia com o objectivo de integrar pequenos camponeses a cadeias de valor de produção Agrícola e produziu os seguintes resultados.
Visto o sucesso da iniciativa e havendo a necessidade de cumprir o mandamento constitucional de tornar a agricultura a principal actividade económica do país, o Presidente da República lançou esta quinta-feira a segunda fase do projecto e desta vez para todas as províncias do país, assente em três pilares, aumento da produtividade, financiamento e organização.
E o objectivo do Governo é transformar a agricultura através da produção de culturas alimentares mas também de rendimento com o envolvimento dos pequenos agricultores.
Actualmente a agricultura tem um peso de 25% no PIB nacional e o Governo quer fazer crescer ainda mais tendo em vista as necessidades dos mercados regionais e internacionais.
A cerimónia serviu igualmente para lançar a formação de quase três mil extensionistas recentemente contratados pelo Governo.