O Presidente da República inaugurou hoje o Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros, no distrito de Moamba, província de Maputo. Filipe Nyusi quer que a instituição forme técnicos especialistas na tributação do sector da indústria extrativa e na negociação de contratos.
O Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros, foi construído para formar e reciclar quadros da Autoridade Tributária, função pública no geral e sector privado.
Orçada em 619 milhões de meticais, financiados pelo Orçamento do Estado, a instituição foi inaugurada esta quarta-feira pelo Presidente da República.
Filipe Nyusi efetuou uma visita as instalações do centro, composto por 32 salas de aula total de acolher 800 alunos, salas de estudo e informática em cada bloco, dormitórios para 282 alunos e 29 professores, uma biblioteca e reprografia.
Trata-se de uma instituição de ensino que se espera que contribua para reduzir a insuficiência de técnicos tributários e aduaneiros a nível nacional.
E é justamente na exploração de recursos naturais que o Presidente da República entende que centra-se um dos actuais e maiores desafios da instituição responsável pela cobrança de receitas.
Por outro lado, Filipe Nyusi voltou a alertar para necessidade dos quatros da Autoridade Tributária afastarem da corrupção.
As obras de construção do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros duraram dois anos e quatro meses.