O Presidente da República, Filipe Nyusi saudou hoje o empenho das Forças de Defesa e Segurança pelo seu empenho no combate aos insurgentes na província de Cabo-Delgado. De igual modo reconheceu o papel das comunidades nas zonas afectadas que tem colaborado com as autoridades "facto que está a contribuir na diminuição de manobras destes inimigos dos moçambicanos.
Aos malfeitores lançamos uma vigorosa advertência para pararem com as suas acções macabras que só contribuem para o atraso do desenvolvimento. Os moçambicanos já se aperceberam das intenções maléficas dos insurgentes, por isso nunca irão vergar".
Filipe Nyusi que falava na Escola de sargento da Polícia, Oswaldo Tazama, localizado no distrito de Nhamatanda em Sofala, durante a cerimónia de graduação de 54 sargentos, pediu aos graduados para contribuírem na estabilidade do país com destaque na província de cabo-Delgado.
Nyusi pediu ainda aos graduados para alinharem os conhecimentos adquiridos e a prática no sentido de contribuírem na manutenção da ordem e segurança públicas mediante os desafios actuais do país. Antes da cerimónia de graduação, o Presidente da República patenteou dois oficiais generais, nomeadamente Júlio Bonicela e Victor Novela.
"As vossas patentes, a todos os níveis não são conquistas pessoais. Elas exprimem confiança e o grau de responsabilidade que o povo deposita em vós. Por este motivo felicitamos aos patenteados e ao mesmo tempo recordamos que de agora em diante são convidados a melhorar o nível de organização para melhor desempenho das vossas forças. Devem saber buscar soluções apropriadas para cada situação sempre focados nos objectivos institucionais".
O chefe do Estado pediu ainda a polícia, de uma forma geral a garantir a realização de eleições num clima de paz.
"As eleições constituem um momento ímpar para a manifestação da nossa moçambicanidade, exaltação e consolidação da unidade nacional condição indispensável para a construção de um Moçambique democrático unitário próspero e indivisível. Neste contexto a polícia mais uma vez é chamada a contribuir para que as sextas eleições gerais sejam um momento de verdadeira festa nacional num clima de paz e ordem pública".
O curso dos graduados durou 18 meses e os mesmos foram capacitados em Ciências e Tecnologias Policiais, Ciências Jurídicas, Ciências Sociais e Humanidade, Ciências de Gestão, Instrução, Treino e a Técnica dos Serviços Policiais.
Filipe Nyusi está em Sofala em visita de trabalho desde esta quarta-feira até próximo sábado e deverá escalar ainda os distritos de Caia, Chemba e Machanga.