O Presidente da República, Daniel Chapo, exaltou neste Sábado, em Xinavane, distrito da Manhiça, província de Maputo, o papel transformador do golfe e do desporto na promoção da coesão social, diplomacia económica e valorização da marca Moçambique.
Foi durante a Edição Especial do Presidential Golf Day 2025, uma das actividades centrais que antecedem as comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, a assinalar-se a 25 de Junho. O evento decorreu num ambiente festivo e multicultural, marcado pela presença de delegações empresariais e desportivas de países como Angola, África do Sul, Eswatini e Namíbia.
Chapo agradeceu aos participantes estrangeiros, sublinhando que a sua presença “é um sinal inequívoco de que o nosso continente está vivo, confiante e determinado a construir juntos um futuro de prosperidade partilhada e, sobretudo, inclusivo”.
Dirigindo-se aos convidados, o Presidente moçambicano destacou que a data “transcende a mera celebração desportiva. É um marco simbólico que tece a história de um povo resiliente, a energia de uma nação em crescimento e a visão de um futuro promissor para todos os moçambicanos, do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico”.
Segundo disse, a realização do torneio representa o espírito de avanço nacional e reflecte o compromisso com a dignidade e elevação que os 50 anos da independência merecem.
O estadista reforçou ainda que o golfe, para além de estar em crescimento, carrega valores que se alinham com os fundamentos da soberania moçambicana. A Edição Especial do Presidential Golf Day tem como objectivo não apenas promover o turismo de golfe, mas também criar uma plataforma de diálogo e negócios, atrair investimentos e reforçar a diplomacia económica.
O Chefe do Estado sublinhou que o evento tem impacto directo em causas sociais prioritárias, particularmente nas áreas da educação, saúde comunitária e inclusão. “O verdadeiro progresso inclusivo que pretendemos não abre espaço para tipo de discriminação, seja de credo, raça, ideologia política, género, estrato social ou faixa etária”, vincou.
Durante o seu discurso, o Presidente da República prestou uma homenagem especial ao presidente da Associação Moçambicana de Golfe, destacando-o como um dos principais promotores do turismo de golfe em Moçambique.
O Chefe do Estado afirmou ainda que “quando se junta o desporto, a cultura e o turismo fica uma grande festa”, e incentivou a continuação do investimento no turismo de golfe para elevar o nome de Moçambique no cenário internacional.
“Hoje, o golfe tem sotaque moçambicano”, afirmou, antes de declarar oficialmente aberta a Edição Especial do Presidential Golf Day 2025. “O futuro joga-se com visão, ganha-se com união e enfrenta-se com coragem. E hoje, também com um taco na mão e Moçambique no coração, faço a minha parte como moçambicano orgulhoso das minhas raízes”, concluiu.