O Presidente da República e Presidente em Exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Filipe Nyusi, condena Golpe de Estado registado na República do Mali, contra o Presidente Ibrahim Boubacar Keita.
“Junto-me a vozes de colegas que lamentam o que está a acontecer no Mali, condenando. Isto é um retrocesso para África. África, democraticamente tem dado passos assinaláveis e exemplares, e, nesta era, acontecer o que está a se observar, achamos que o povo e todos os intervenientes neste processo do Mali deverão repensar e pacificamente resolver este problema. Nós, a SADC, condenamos essa forma de ascender ao poder”, sublinhou Filipe Nyusi.
O Presidente fez o pronunciamento por videoconferência numa Cimeira virtual da União Africana sobre a Covid-19, na sua qualidade de Presidente da SADC.
Concernente a Cimeira, o estadista moçambicano saudou ao seu homólogo da África do sul, Syril Ramaphosa, por ter convocado o encontro e pela sua sólida liderança na coordenação das acções de combate à pandemia da Covid-19.
“Fique certo que a opção e o esforço em que está empenhado terá retorno porque não há melhor valor que a vida. Recordamos os seus esforços pessoais na procura de apoios para países africanos que se encontram na situação financeira em que todos precisam de ajuda”, salientou o Presidente Nyusi.