O País – A verdade como notícia

Presidente dos EUA promete retirar suas tropas do Afeganistão até 11 de Setembro

O Presidente americano, Joe Biden, garante retirar todas as tropas americanas que ainda se encontram no Afeganistão, antes de 11 de Setembro deste ano, data do vigésimo aniversário do ataque às torres gémeas em 2001. Joe Biden disse que é altura de encerrar a longa guerra que Estados Unidos da América travam.

Trata-se da guerra mais longa já travada pelos Estados Unidos da América. Falando aos jornalistas, na Casa Branca, Joe Biden afirmou que é o quarto presidente a lidar com a questão das tropas americanas no Afeganistão, e que não pretende passar a responsabilidade para o quinto presidente.

“Não podemos continuar o ciclo, de estender ou fortalecer a nossa presença militar no Afeganistão. Chegou a hora de encerrar a guerra mais longa da América. Chegou a hora de trazer as tropas americanas de volta à casa”, disse Biden.

Apesar do discurso pacificador, Joe Biden ponderou que haverá retaliação caso os militares sejam atacados durante a retirada:

“Não vamos precipitar-nos com a saída. Vamos fazer isso de forma responsável, deliberada e segura. Vamos fazer isso em plena coordenação com nossos aliados, que, agora, têm mais tropas no Afeganistão que nós. Que o Talibã saiba que, se nos atacarem enquanto retiramos as tropas, nós vamos defender-nos e defender os nossos aliados com todas as ferramentas à nossa disposição”, referiu.

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, também anunciou que as tropas da Aliança irão começar a sair do Afeganistão a 01 de Maio, prevendo a retirada total da Aliança do país nos meses que se seguirão.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos