À medida que o impacto dos aumentos de tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, continua a repercutir pelo mundo, a presidência da África do Sul expressou suas preocupações.
“Embora continuemos comprometidos com um relacionamento comercial mutuamente benéfico com os Estados Unidos, tarifas punitivas e impostas unilateralmente são uma preocupação e servem como uma barreira ao comércio e à prosperidade compartilhada”, disse em um comunicado, citado pelo African News.
Ele disse que as tarifas destacam a necessidade urgente de negociar um novo acordo comercial bilateral e mutuamente benéfico com os EUA, como um passo essencial para garantir a certeza comercial de longo prazo.
Trump impôs uma taxa de 30% ao país, que exporta uma ampla gama de produtos para os Estados Unidos, seu segundo maior destino de exportação.
Segundo o African News, o rand sul-africano caiu para uma mínima de três meses na quarta-feira, afectado tanto pelo aumento de tarifas quanto pelos temores de que a Aliança Democrática, pró-negócios, possa deixar o governo de coalizão do país devido a um desacordo sobre o orçamento do país para 2025.