O País – A verdade como notícia

Preços de gasóleo e gasolina baixam a partir de amanhã

A gasolina passa a custar 2,3 meticais a menos a partir desta quinta-feira. O litro que era vendido a 66,49 meticais agora passa para 64,22. Já o gasóleo reduz o preço em 3.3 meticais, passando de 63.5 para 60.1 meticais o litro. Na revisão dos preços de combustíveis anunciada hoje, não foi mexido o custo do petróleo de iluminação e gás.

 

Talvez fosse das mexidas mais esperadas depois do Ministério dos Recursos Minerais e Energia ter deixado de rever os preços já há oito meses. Entretanto, apesar da descida acentuada dos combustíveis no mercado internacional, a revisão feita esta quarta-feira não corresponde ao custo actual praticado fora.

Assim, a gasolina, antes vendida a 66.49 passa para 64.22 meticais. O gasóleo deixa de custar 63.52 para ser vendido a 60.16 meticais. O gás de cozinha manteve-se nos 61,23 o quilograma e o petróleo de iluminação em 48.44 o litro. O Gás Natural Comprimido também continua a custar 30.35 meticais.

Quanto ao gás de cozinha, o ministério dos recursos minerais diz que teve de fazer jogo de cintura porque a procura cresceu e por isso, o preço até poderia ter subido.

Apesar da demora no descarregamento dos combustíveis comprados fora nos meses de Março e Abril, não se antevê escassez nos próximos meses.

O Ministério dos Recursos Minerais explica que ficou meses sem rever os preços dos combustíveis, porque o país continuava com stock do ano passado, adquirido no mercado internacional a um preço relativamente alto. Doravante, o Ministério espera retomar as mexidas mensais dos preços, determinadas pelo decreto ministerial.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos