O País – A verdade como notícia

PRAVIDA renova esperança pela água potável em Chilembene e Hókwè

Pouco mais de 20 mil habitantes das localidades de Chilembene e Hókwè, na província de Gaza, vão, em breve beneficiar de mais água potável, no âmbito Programa de Água para a Vida (PRAVIDA), uma iniciativa do Governo, coordenada pelo Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos.

Nas duas localidades do distrito de Chókwé está em construção um sistema de captação e tratamento do precioso líquido que irá aumentar a capacidade de produção diária, dos actuais 800 metros/dia para 4.000 mil metros cúbicos.

Chilembene é uma região atravessada pelo rio Limpopo mas que nunca conheceu uma infra-estrutura de provisão de água resiliente. Os moradores contam que muitos foram os projectos para melhorar a quantidade e a qualidade de água mas fracassaram por motivos não avançados.

Contudo, o PRAVIDA promete aliviar o sofrimento pelo qual passavam, há décadas, os habitantes daquele ponto do país no que ao acesso à água diz respeito.
“Com a construção deste sistema queremos aumentar a capacidade de abastecimento, atender à demanda populacional e garantir a qualidade de processamento”, uma vez que da infra-estrutura em edificação é grande”, explicou Vasco Mucassa, engenheiro do FIPAG, entidade que fiscaliza os vários projectos que estão a ser levados a cabo em vários distritos do país.

A fonte referiu-se à necessidade de o empreiteiro cumprir o prazo previsto para a conclusão e entrega das obras.
Um residente relatou as cheias de 2000 e 2013 obstruíram todas as infra-estruturas que existiam. Nem as tentativas da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) com vista a minimizar o problema de falta de água surtiram efeito.

Por causa desta situação, alguns habitantes de Chilembene e Hókwè ainda duvidam que o projecto em curso irá se materializar.

“Não posso afirmar que sim o sofrimento da falta de água está para conhecer o seu fim porque ainda não vi (a obra terminada). Só após a conclusão das obras e a água começar a jorrar em todas as residências irei mostrar a minha total satisfação”, disse um morador.

O PRAVIDA foi lançado em Outubro de 2018, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, com o objectivo acelerar a reabilitação e/ou construção de novos sistemas de abastecimento de água, saneamento e infra-estruturas de armazenamento com vista a providenciar o bem-estar social.

Constituem também objectivos do programa dar resposta as promessas e manifesto eleitoral, manifestações da população durante as visitas presidenciais e demandas derivadas de planos de desenvolvimento de outros sectores socioeconómicos.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos