O Presidente da República, Daniel Chapo, endereçou, hoje, uma mensagem aos moçambicanos, por ocasião do Dia Africano da Descentralização e do Desenvolvimento Local, celebrado neste ano sob o lema “Construção de Comunidades Resilientes Através da Descentralização Inclusiva e do Desenvolvimento Equitativo”.
“O nosso país aposta num modelo de descentralização em que a administração do Estado a nível local funcione de forma eficiente e transparente, com base no diálogo permanente, na inovação institucional e na valorização dos talentos locais, com dirigentes democraticamente eleitos e focados em soluções locais para problemas locais”, lê-se no comunicado da Presidência da República.
Na mensagem, Chapo destaca que a efeméride é uma ocasião para reflectir sobre o percurso na promoção de uma governação participativa e no fortalecimento do papel dos cidadãos e comunidades no desenvolvimento local sustentável.
O estadista refere ainda que, em Moçambique, a celebração ocorre numa altura em que “a Comissão de Reflexão sobre o Modelo de Governação Descentralizada (CREMOD) acaba de apresentar ao Governo o Relatório de dois anos de auscultação nacional, para ser aprofundado no quadro do diálogo político nacional inclusivo”.
Sublinha ainda que “a governação descentralizada deve ser uma alavanca que impulsiona as iniciativas das províncias, municípios, distritos, localidades e comunidades na materialização da nossa visão estratégica para a Independência Económica de Moçambique”.
O Presidente da República felicita a todos os dirigentes e funcionários dos órgãos locais, líderes religiosos, parceiros de cooperação e organizações da sociedade civil pelo contributo na consolidação da descentralização em Moçambique.