O País – A verdade como notícia

PR recebe a Huawei e é assinado um MdE entre o MCTES e a Huawei para promover a Inovação Digital e Capacitação de Moçambique

[Maputo, 13 de Julho de 2022] O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, manteve um encontro com o Presidente da Huawei África Subsaariana, Chen Lei, acompanhado pelos Director-Geral da Huawei dos Países Lusófunos, Chu Xiaoxin e o Director-Geral da Huawei Mozambique, Hou Qiang na Presidência da República.

Durante o encontro, a Huawei apresentou os planos para apoiar Moçambique a impulsionar a transformação digital nas áreas de inovação digital e capacitação.

O Presidente da Huawei África Subsaariana, Chen Lei disse que, Moçambique já entrou numa fase importante da sua transformação digital, o avanço da inovação digital exigirá a construção de uma infraestrutura digital sólida, incluindo conectação digital, serviço digital para governo e cultivação dos talentos digitais.

“Por isso, a Huawei, com muito honra, está disposta a trabalhar em estreita colaboração com o governo moçambicano para alcançar a meta de conectar 4,5 milhões de pessoas não conectadas em áreas remotas, reduzir o fosso digital e garantir que todos tenham acesso igual aos serviços da internet. Isso promoverá efetivamente o desenvolvimento de aplicativos como educação remota, pagamentos móveis e comércio eletrônico, melhorará as condições da vida das pessoas nas áreas remotas, aumentará a produtividade do trabalho rural, promoverá a inclusão digital e aumentará a competitividade nacional”, falou o Presidente da Huawei África Subsaariana, Chen Lei.

Mencionando a capacitação, ele disse que na África Subsaariana, a Huawei treinará 100 mil pessoas em habilidades de TIC em três anos. Através do programa “Liderança, Empregabilidade, Progresso e Potencial” (LEAP), e pretendemos desenvolver uma forte liderança digital e uma força de trabalho de TIC qualificada e promover a alfabetização digital dos cidadãos. Em Moçambique, a Huawei está empenhada em esbabelecer 30 Academias de TIC da Huawei com instituições e universidades nos próximos três anos, oferecendo treinamento para 1.500 funcionários públicos, treinamento para 4.500 talentos de TIC e uma série de bolsas de estudo e estágios de emprego.

O Presidente da República apontou que o plano ajudará a impulcionar o desenvolvimento da economia digital de Moçambique e espera que a Huawei possa assinar um Memorando de Endentimento de Cooperação com o governo, e promover a execução dos planos.

Em resposta à directiva do Presidente da República, no mesmo dia, A Huawei Technologies Mozambique, Limitada, assinou o MdE de Inovação Digital e Capacitação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES). A assinatura do MdE foi testemunhada pelos Ministro do MCTES Daniel Nivagara,  Embaixadaor da China em Moçambique Wang Hejun e  Presidente da Huawei África Subsaariana Chen Lei.

O Embaixador da República Popular da China, Wang Hejun, disse que, “actualmente, o desenvolvimento da economia digital de Moçambique já entrou num período crítico. A assinatura de memorando tem vários significados que ajudará o Governo Moçambicano elevar o nível de governação digital, realizar a governança digital mais segura e eficaz, contribuirá para a promoção da construção das infraestruturas digitais nas zonas rurais e a redução do fosso digital entre as áreas urbanas e rurais, consolidando a base de desenvolvimento do pagamento móvel, comércio eletrônico, educação remote e apoiará Moçambique na formação dos profissionais digitais, reforçará a competitividade das jovens no mercado de emprego e crescimento de capital humanos para o desafio da transformação digital da economia em Moçambique.”

Já o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, mencionou que “Importa recordar que na interação com o nosso pelouro ministerial, a República Popilar da China, no geral e, a Huawei Mozambique em particular, têm prestado um enorme contributo para o crescente desenvolvimento da nossa Administração Pública, da nossa comunidade académica e científica, através da formação do capital humano e social e, da transferência de tecnologias.

Assim, é com satisfação que notamos que o presente memorando de Entendimento, assente na igualdade e benefícios mútuos, possui um enorme potencial de promover o alcance dos objetivos ora mencionados, na medida em que o mesmo assenta na vontade expressa das “Partes” de promoverem iniciativas de transformação digital em todos os setores e aplicação  do comércio eletrónico para melhorar a produtividade, a competitividades,  a inovação e desenvolvimento do capital humano”, falou o Mnistro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Daniel Daniel Nivagara.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos