O País – A verdade como notícia

PR quer todos envolvidos na reconstrução da província da Zambézia

O Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, reafirma que a província da Zambézia está destruída e quer envolvimento de todos na reconstrução. O apelo foi lançado hoje, nas celebrações dos 50 anos da Organização da Mulher Moçambicana.

Filipe Nyusi esteve esta sexta-feira nas celebrações dos 50 anos do braço feminino da Frelimo, a OMM.

Mas porque é também Presidente da República, Nyusi falou de temas que dizem respeito ao país, com destaque para a destruição deixada pelo Ciclone Freddy na província da Zambézia.

“Zambézia está destruída e a cidade de Quelimane com uma gravidade e precisará de grandes esforços conjuntos para repor Maganja da Costa, Namacura, Milange, entre outros distritos afectados pelo ciclone Freddy”, disse Filipe Nyusi, afirmando que o engajamento da Organização da Mulher Moçambicana é indispensável na resposta as mudanças climáticas e na manutenção da paz e unidade nacional.

“Face ao drama de sofrimento causados pelo ciclone Freddy e pelas inundações em vários pontos do país, a OMM esteve presente e sentimos a sua presença em todos os momentos mas queremos, mais uma vez, para que liderem o movimento de solidariedade de assistência humanitária às famílias afectadas e sobretudo na educação das populações sobre as medidas preventivas de mitigação aos riscos e desastres”, disse Nyusi.

Aos 50 anos de existência, a presidente da OMM, Isaura Nyusi, diz que o sonho de emancipação já é uma realidade, entretanto, ainda persistem desafios.

“Hoje temos vários desafios, desde as mudanças climáticas, cujo impacto negativo se reflete imediatamente na mulher, as doenças endémicas, a violência doméstica, a violação e abuso sexual são elementos que nos preocupam bastante e buscamos respostas para superar e evitar sofrimento das famílias”, explicou Isaura Nyusi.

Por outro lado, as mulheres querem fim da violência doméstica, das uniões prematuras e acções mais interventivas para manter a rapariga na escola.

A Organização da Mulher Moçambicana foi criada a 16 de Março de 1973 e a celebração dos 50 anos decorreu sob o lema “OMM – Pela Unidade Nacional, Paz e Desenvolvimento”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos