O Presidente da República, Filipe Nyusi, participa, de 27 a 30 de Janeiro de 2018, na 30ª Sessão Ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, que se realiza em Addis Abeba, capital da República Federal e Democrática da Etiópia, sob o lema, “Vencer a Luta Contra a Corrupção: uma via Sustentável para a Transformação de África”.
A Cimeira, de acordo com um comunicado da Presidência da República de Moçambique, será marcada pela atribuição dos Prémios Científicos Kwame Nkrumah; pelo Lançamento do Mercado Africano Único de Aviação, assim como pela reunião do Mecanismo Africano de Revisão de Pares (MARP).
Durante o evento, os Chefes de Estado e de Governo da União Africana irão, igualmente, proceder à nomeação dos membros do Conselho Consultivo desta organização sobre a Corrupção; do Conselho de Paz e Segurança (CPS), e do Conselho da Universidade Pan-Africana.
À margem da 30º Cimeira da UA, o Chefe do Estado moçambicano vai proferir um discurso na cerimónia de abertura do Fórum de Negócios Estados Unidos da América/África, a se realizar no dia 30 de Janeiro de 2018, em Addis Abeba.
Nesta deslocação, de acordo com um comunicado da Presidência, o Chefe do Estado far-se-á acompanhar pela primeira-dama, pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Assuntos Constitucionais e Religiosos, José Pacheco e Isac Chande, pela vice-ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Rebelo, entre outros quadros.